Desenvolvimento e Sociedade


Edital

O grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sociedade CNPQ/UFRPE, coordenado pela docente Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, criado em 2002, constitui-se como um grupo interdisciplinar de pesquisa e extensão. Atualmente dedica-se especialmente aos temas: gênero, trabalho, pesca e cidadania.

Formado por pesquisadoras/es, professoras/es e alunas/es da UFRPE, de cursos de graduação e Pós-Graduação da instituição, o grupo também conta com apoio e parceria de diversas instituições de ensino, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil tais como: Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, Ministério da Pesca/MPA,Secretaria de Políticas Públicas para as Mulhers/SPM e ONG internacional como a World Fisheries Trust (WFT).

Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0602333120742065

Site: https://gpdeso.com/

Líder(es): Maria do Rosario de Fatima Andrade Leitão


gePecH - Grupo de estudos e pesquisas em políticas, práticas e conteúdos curriculares em Humanidades na escola


Edital

O gePecH - Grupo de estudos e pesquisas em políticas, práticas e conteúdos curriculares em Humanidades na escola - visa desenvolver estudos e pesquisas que discutem políticas educacionais e curriculares; análise e avaliação de materiais didáticos, práticas pedagógicas, conteúdos curriculares e processos de transposição didática entre os saberes científicos das Humanidades e os saberes escolares, com ênfase nas Ciências Sociais. Também, tem interesse em produzir e testar materiais didáticos, materiais instrucionais e práticas pedagógicas, inclusive para formação docente, baseadas no uso da pesquisa como princípio pedagógico, nos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e no estímulo à aprendizagem significativa.

Link no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/674851

Líder(es): Viviane Toraci Alonso de Andrade


Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia – LEPEM/UFC


Lepem

O Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) é um espaço dedicado à pesquisa e ao debate sobre temas como política, eleições e o papel da mídia na sociedade. Ele promove projetos de pesquisa, eventos acadêmicos e publicações que abordam questões relevantes, como violência política de gênero e políticas públicas. Além disso, o LEPEM organiza seminários e grupos de estudo para aprofundar discussões sobre esses temas. Você pode conferir mais detalhes nosite oficial do LEPEM.

Site:  https://lepem.ufc.br/pt/  

@lepemufc 

Líder(es): Gabriella Maria Lima Bezerra


NESMA - Núcleo de Estudos Educação, Sociedade e Meio Ambiente


1

A história do Núcleo de Estudo Educação, Sociedade e Meio Ambiente se inicia no Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas, em 2010. Lá, o interesse de professores e alunos com a problematização da questão ambiental no Sertão alagoano foi expresso na publicação de dois livros:Educação ambiental: pesquisa e prática educativa no Sertão alagoano (EDUFPE, 2011) e Educação superior e produção de conhecimento - Convergências entre ensino, pesquisa e extensão (EDFAL, 2011). Além disso, observa-se a participação de seus integrantes em vários congressos científicos (ALASRU, CISO, ANPPAS, CNEU). Em 2011, o grupo inicia seus trabalhos na UFRPE tendo como linhas de pesquisa:a)Educação ambiental e prática educativa na escola; b)Percepção de risco e conflitos socioambientais; c)Ambientalização das lutas sociais; d)Dinâmicas, atores e o meio ambiente rural; e)O meio ambiente no discurso jurídico.

Líder(es): Tarcísio Augusto Alves da Silva


Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP)


po

NISP tem como propósito análise e proposição de políticas públicas considerando prioritariamente programas sociais desenhados e operados pelo Governo Federal, com foco no aperfeiçoamento destas políticas públicas.

Vinculado à Diretoria de Pesquisas Sociais – Dipes, o Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas – NISP - foi instituído em 27 de junho de 2019 (Resolução nº 358, Conselho Diretor/FUNDAJ). O NISP se insere na tradição que a Fundação Joaquim Nabuco tem na análise do contexto e problemas sociais, e das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional, principalmente das regiões norte e nordeste do Brasil. Nesse contexto, análises de políticas públicas lastreadas em estratégias e práticas de inovação social e sistemas de Inovação surgem como linhas de pesquisa desta Fundação, aderentes à sua missão e objetivos.

O NISP tem como propósito análise e proposição de políticas públicas considerando prioritariamente programas sociais desenhados e operados pelo Governo Federal, com foco no aperfeiçoamento destas políticas públicas. Tal análise é feita a partir da inovação social, conceito que se apresenta como novas ideias que solucionam problemas de cunho social ainda não atendidos pelo Estado, nem pelo mercado. Iniciativas desta natureza possibilitam a ampliação, qualitativa e quantitativa, de bem-estar para os cidadãos, promovendo desenvolvimento humano e transformando o contexto social. 

Identificar problemas, desenvolver pesquisas e apontar soluções, disseminar conhecimento visando o aperfeiçoamento das políticas públicas com foco nas Estratégias de Inovação Social, promovendo o desenvolvimento humano, melhorando a eficácia da gestão nas três esferas de governo e envolvendo o cidadão nesse processo.

Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1249553367991114

Líder(es): Diogo Henrique Helal